Segunda de salas é dia de conferir e pesquisar sobre o S. Vi que preciso de um bom saca-rolhas.
Encontrei aqui a indicação dos diferentes tipos de saca-rolhas existentes no mercado. Mas, vamos começar pelos melhores:
Os demais são os que conhecemos por aqui:
Em geral esse tipo tem o passo da hélice muito curto e exige grande esforço. Não é à toa que o chamam "bate-coxa", porque tem que se colocar a garrafa entre as coxas apertando-a firmemente. Ideal para os amigos da força e do contorcionismo!
Encontrei aqui a indicação dos diferentes tipos de saca-rolhas existentes no mercado. Mas, vamos começar pelos melhores:
Estes são os mais modernos e melhores. Utilizam o mecanismo de "contra-rosca". Nesse mecanismo, gira-se o cabo para a hélice penetrar na rolha. Quando ela chega ao final, continua-se a girar, até que a rolha suba pela haste e sai. Existem vários modelos, preços e designs de saca-rolhas que utilizam este processo, mas os que fazem mais sucesso entre os enófilos são os da marca franco-americana "Screwpull - Le Creuset". São de uma eficiência fantástica e apresentam-se em vários modelos, o "pocket-model", de bolso, mais simples e que custa cerca de 15 dólares (na Europa e nos EUA), o "table-model", que vem com um suporte para ser colocado à mesa, e o "lever-model", modelo profissional de sistema de alavanca, que custa cerca de 100 dólares. Esse último, apesar de meio exagerado, é um show à parte e foi desenvolvido por um engenheiro da NASA, Herb Allen, que vendeu o design para os franceses. Segundo experts, no entanto, é uma versão moderna de um modelo que já existia no século dezenove. Apesar custarem aqui no Brasil o dobro dos preços mencionados, os corta-cápsulas e os saca-rolhas da marca "Screwpull - Le Creuset" são os melhores existentes na atualidade.
Os demais são os que conhecemos por aqui:
Modelo de alavanca dupla
Possui dois braços laterais que sobem ao se introduzir a hélice na rolha; e depois são abaixados, alavancando a saída da rolha. Apesar de exigir menor esforço padece dos mesmos inconvenientes do tipo anterior.
Modelo de alavanca única
Também chamado "modelo sommelier" ou "amigo do garçon", que possui uma só alavanca, através de uma peça que se coloca na borda do gargalo e serve de apoio para a alavanca que se faz com o próprio cabo do saca-rolhas.Embora teoricamente melhor, a maioria existente no mercado também possuem o passo da hélice muito curto. Resultado: não se faz esforço, mas a rolha também não sai
Modelo em "T"