Pular para o conteúdo principal

Água: economizar ou despoluir?

Vamos entender um pouquinho de toda essa discussão?
Será que a água vai acabar?



Infelizmente, as águas do nosso planeta estão ficando cada vez mais poluídas por causa dos esgotos sem tratamento e produtos químicos que são jogados nos rios e nos mares todos os dias. 

Como a água dos rios está muito poluída, antes de chegar em nossas casas ela precisa passar por um processo de tratamento para a retirada dos poluentes, pois a água sem tratamento pode transmitir várias doenças.

O processo de tratamento para despoluir a água custa caro e por isso é importante não desperdiçá-la. 



O gerenciamento da água é que deve ser considerado o grande problema e não seu "desaparecimento". Desta forma quando o Governo tenta culpar o usuário pelo consumo excessivo de água está, na realidade, confessando a sua incapacidade em suprir este excesso de água no presente e, possivelmente, no futuro. 

O cidadão pode e deve evitar perdas desnecessárias do produto, mas não deve, sob hipótese nenhuma, ser responsabilizado pela falta de água. 

A única forma de inviabilizar a água para o consumo é a contaminação da mesma por poluentes. Portanto cabe, mais uma vez as autoridades criar leis severas que punam exemplarmente aqueles que poluem e contaminam as águas. 

A tabela abaixo mostra o consumo de água em álguns países e no Brasil. Estamos no maior aquífero e consumimos pouquíssima água em relação aos países desenvolvidos!  Por quê?





PAÍS
CONSUMO DE ÁGUA PER CAPITA
Escócia
410 litros/pessoa/dia
Estados Unidos/Canadá
300 litros/pessoa/dia
Austrália
270 litros/pessoa/dia
Brasil RJ
140 litros/pessoa/dia
Brasil MG
124 litros/pessoa/dia
Brasil DF
225 litros/pessoa/dia
Brasil Norte
140 litros/pessoa/dia



Fonte: http://www.geologo.com.br/aguahisteria.asp