Concentração é a forma mais intensa de atenção. É necessário prestar atenção para atingir uma verdadeira concentração, seja com a casa, com a roupa, no preparo de um prato, na leitura, nos estudos, ou em qualquer atividade que fazemos.
![]() |
A amplitude da concentração, assim como a atenção, varia de pessoa para pessoa. Depende das condições biológicas, da hora do dia, do seu bem-estar físico e mental, do que está acontecendo na sua vida e, sobretudo, de quanto você está interessado em concluir a tarefa ou o projeto.
O difícil mesmo, é quando a atividade não gera interesse, a exemplo de passar roupas, lavar o banheiro ou ler um documento muito extenso que precisa ser lido, mas não tem nada a ver com nosso interesse. Nesse momento, o que funciona é o tempo que será gasto com essa atividade. Usar um timer ou criar uma motivação é importante. É bom pensar nisso.
Além disso, é preciso levar em conta o papel desempenhado pelos nossos hábitos de concentração. Algumas pessoas estão acostumadas a se concentrar por longos períodos num ambiente barulhento, ao passo que outras precisam de paz e silêncio. Geralmente, as mães tem grande facilidade para se concentrar num espaço com barulho. Fui bem treinada para isto, pois sempre trabalhei longos períodos em casa estudando, lendo ou escrevendo e meus filhos nasceram nesse ambiente.
Já que para fazer uma atividade bem feita é necessário reservar um tempo e concentrar-se somente nela, seguem algumas dicas:
- Quando tiver muitas tarefas no dia, lembre-se de fazer uma de cada vez.
- Quando decidir fazer algo faça com qualidade.
- Defina suas tarefas e quando começar uma, pare com o restante.
- Faça várias coisas ao dia. Mas nunca faça várias coisas ao mesmo tempo.