Sábado é dia de envolver a família em algum projeto e juntar esforços. Poderíamos aproveitar o dia para retirar de nossa casa as coisas que não estamos usando. Olhar a nossa volta e separar tênis, mochilas, bolsas, sapatos, roupas e acessórios. Juntar tudo e retirar de nossa casa, para abrir espaço!
Não se constranja em doar algo o que não serve em sua casa. Esses objetos podem ter imenso valor para alguém, desde que sejam depositados em algum lugar que o valorize e não no lixo. Roupas, calçados e outros objetos, podem ser doados para projetos sociais.
Se houver a possibilidade de organizar os objetos em algum lugar, a ideia torna-se perfeita tanto para quem precisa encontrar pessoas que queiram dar mais uma oportunidade para algum objeto em bom estado, quanto para quem precisa desocupar algum espaço em casa, seja no armário, na sala ou na cozinha.
A ideia do bazar de trocas traz alguns conceitos embutidos como, estimular o consumo consciente, desapegar de muitas coisas materiais, reduzir, reutilizar, reaproveitar e reciclar. Em vez de comprar novos produtos, essa modalidade permite que as pessoas troquem, roupas, calçados, bolsas, acessórios, objetos de decoração e livros, por outros, e ainda pode ajudar outras pessoas.