Pular para o conteúdo principal

Coadores de café Melitta - aceita um cafezinho?


Essa história começou com uma dona de casa chamada Melitta Bentz que sempre recebia queixas do marido por causa da variação do sabor do café que servia.  A senhora Melitta começou então a se perguntar o motivo do gosto estranho e chegou a  conclusão que o coador de pano com o desgate do tempo de uso, provocava sabores ruins ao café. Em busca de uma solução resolveu pegar uma caneca de latão, fazer furos no fundo e cobrir com uma folha de mata-borrão.

O resultado foi o surgimento do primeiro coador de café inventado pela Melitta. Isso se passou no ano de 1908 em um pequeno vilarejo do norte da Alemanha. O casal mais tarde resolveu vender a invenção em uma loja de artigos domésticos, mas foi em uma feira que o produto teve a sua primeira grande venda com 1250 exemplares vendidos. Em 1920 a pequena empresa gerenciada pelo casal Bentz passou a ser gerenciada pelos filhos que mudaram ela para Minden (local atual da matriz Melitta com mais de 100mil metros quadrados).

A Melitta chegou ao Brasil em 1968, em Santo Amaro, cidade de São Paulo. Até essa época, os únicos  filtros utilizados eram os de pano. Com o tempo, o costume nacional mudou. Em 1972 a Melitta inovou seus produtos com uma cafeteira manual que continha uma jarra de vidro um filtro de plástico e seus coadores em uma nova embalagem com 40. Como sucesso alcançado com a cafeteira manual a Melitta em 1977 comprou uma empresa de celulose alcançando assim sua auto-suficiência com papel filtrante.

Hoje a Melitta é a única empresa no Brasil que oferece vários produtos relacionados ao café desde o próprio café em várias versões e acessórios. Os produtos mais vendidos pela Melitta são: a linha do café solúvel, linha de café cappuccino e a linha dos coadores de papel.

Fonte: http://www.melitta.com.br/Institucional/historia.aspx