Pular para o conteúdo principal

Farinha de banana verde

Esta semana vou dedicar minhas pesquisas e postagens aos produtos naturais. Espero que gostem!


Descobri a farinha de banana verde recentemente  em Londrina e estou utilizando duas colheres ao dia, misturada ao iogurte. O processo de fabricação da farinha foi totalmente desenvolvido na Escola Politécnica da USP e já foi patenteado.

Esta opção é composta pelo amido resistente, que só é digerido ao chegar ao intestino grosso. As bactérias da flora intestinal fazem o trabalho e o resultado é uma série de substâncias benéficas para o organismo.
O amido ajuda no controle da diabetes, já que diminui as taxas de glicemia. Possui ação similar à fibra alimentar e reduz o apetite, contribui para a prevenção do câncer intestinal, dificulta a absorção de gorduras, o que pode reduzir as taxas de colesterol e previne doenças cardiológicas. A banana verde está incluída no grupo de alimentos funcionais do tipo prebióticos. 

Embora o sabor da banana verde não seja agradável, quando transformada em farinha ele se torna neutro.

O amido resistente não é preservado no processo de amadurecimento da banana, por isso ela precisa estar verde. Sua farinha pode ser utilizada no preparo de diversos pratos com pães, tortas, bolos e barras de cereal, substituindo em parte a farinha de trigo.

A farinha de banana verde é rica em carboidratos, vitaminas A, B1, B2, C, D, E, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, manganês e zinco. Com apenas 30 calorias, pode-se consumir até duas colheres de sopa por dia em sucos, vitaminas, iogurtes ou refeições.

Em Londrina você pode encontrar na Organica Alimentos  http://www.organicaalimentos.com.br/. Passa lá tem muitas coisas legais!!!

Essa eu amei. Já consumi um pote e vou continuar consumindo.
O sabor é bem agradável!


Fonte: http://grep.globo.com; http://www.bolsademulher.com; http://www.organicaalimentos.com.br/