Pular para o conteúdo principal

Como lavar roupas em casa

Saquinhos especiais como estes, servem para separar roupas sujas.

O trabalho com a lavagem das roupas ocupa um tempo considerável no serviço diário de uma casa, por isso é importante planejar dias e horários para esses serviços. Quando bem planejado, eles podem ser realizados em conjunto com outras atividades.
Para manter as roupas em ordem é necessário passar pelas seguintes etapas.
  1. Recolher as roupas para lavar todos os dias e organizá-las. Colocar as roupas secas em um cesto plástico vazado por um período máximo de 5 dias. Você pode organizar as roupas a serem lavadas em sacos de tnt por tipo:
    • Lingeries, meias, cuecas, roupas finas, escuras, brancas, calças jeans, toalhas de banho e rosto, roupas de cama, de mesa (toalhas, panos de prato, guardanapos). Roupas muito sujas e outras.
  2. Separar por cores e tipos de lavagem. Designe um ou dois tipos para cada dia, por exemplo:
    • Segunda-feira - lingerie e roupas finas (lavagem manual para maior conservação e somente centrifugar na máquina) terça-feira – roupas brancas e toalhas de banho e rosto; quarta-feira: meias, calças jeans e assim por diante.
    • Cada tipo de tecido requer uma maneira própria de lavagem. Ao separar, observe a etiqueta da peça. Ela indica a forma correta de lavar e passar.
    • Na máquina, você pode lavar roupas de cama, mesa, banho, jeans, camisetas de algodão, roupas infantis de uso diário, camisas masculinas, etc.
    • Na mão, as mais delicadas e encardidas.
    • Uma roupa encardida deve ser esfregada à mão, antes de ser colocada na máquina, pois assim você facilita o trabalho da lavadora, que não consegue lavar tão bem como uma pessoa.
  3. Lavar cada tipo separadamente e estender para secar. Mesmo que escolheu dois tipos em único dia, NUNCA, JAMAIS, misture tipos diferentes em única lavagem como pano de prato, meias, cuecas, camisas, ou piso de banheiro com toalhas de banho e rosto!
    • Muitas peças devem ser esfregadas à mão e deixadas de molho antes de irem à máquina. Toalhas de mão, por exemplo, ficam muito mais sujas que toalhas de banho.
  4. Recolher e passar. Procure não misturar todas as roupas em único lugar quando recolher, pois muitas podem ir direto do varal para a gaveta, sem precisar ser passada.
    • Tenha à mão uma pequena caixa de costura. Verifique se é necessário fazer pequenos consertos como pregar botões; costurar ou reforçar bainhas parcialmente desfeitas; refazer qualquer descosturado nas cavas ou laterais das camisetas.
  5. Guardar nos devidos lugares. Imediatamente após recolher, guarde cada coisa em seu lugar. Não deixe em cima da cama ou tudo em uma cadeira! Guarde para não misturar com roupas sujas.
Fonte: http://mercibponto2010.blogspot.com/, http://bbel.uol.com.br/, http://newsespacohome.blogspot.com/2011/02/sacolas-para-roupa-suja.html