Pular para o conteúdo principal

Formas de bolo


Já que o assunto é Forma, vamos falar das formas de bolo

Para fazer sucesso na hora de fazer um bolo, tudo depende da forma!

O primeiro item a avaliar é o tamanho da forma. Pouca massa ou excesso em relação ao tamanho da forma, influencia no resultado do bolo.

Tipos de forma e usos
  
1.   Retangular alta (assadeira para pão de fôrma):
  • indicada para os bolos “tipo inglês”, com massa mais firme.

2.   Redonda baixa:
  • indicada para os bolos que serão recheados.

3.   Retangulares:
  • para bolos servidos em pedaços.

4.   Redondas com furo no meio (conhecida como assadeira para pudim):
  • indicada para bolos simples e sem recheio.
 
Materiais  

O material influencia na velocidade com que o bolo é assado. As de cores escuras ou de acabamento fosco fazem o bolo assar em menos tempo, pois absorvem e transmitem prontamente o calor radiante. Alguns exemplos destes materiais são: o alumínio oxidado (com acabamento fosco), o ferro, a folha áspera de ferro e o aço (com acabamento de óxido negro). Bolos assados nestas assadeiras são de melhor qualidade, principalmente em relação ao miolo, que fica com uma boa textura.

Quando o material da forma é de metal com superfícies brilhantes que refletem o calor, como o alumínio (acabamento brilhante), o de ferro estanhado, o de cobre e o de aço inoxidável o tempo para assar o bolo é maior. Para completar o miolo dos bolos são mais “massudos” ou seja, o calor nesta região chega mais lentamente e assa de maneira diferente das extremidades.


Temperatura do forno

A temperatura do forno afeta diretamente a velocidade da penetração do calor e, assim, determina a qualidade da textura do bolo. Quando for assado em forno com temperatura muito baixa, tanto a coagulação das proteínas como a gelatinização do amido são bem lentas, levando a perda do gás da massa e resultando no bolo com uma textura bem firme.

O bolo assado em forno com temperatura muito elevada forma uma crosta na superfície antes do crescimento da massa. Ficando a massa mole e crua no centro ela cresce formando rachaduras na superfície do bolo.

Os bolos apresentam melhor resultado quando assados em fornos preaquecidos em temperatuta média ente 180ºC a 200º C. Quando o assunto é o uso da energia do forno a gás ou elétrico para assar o bolo, parece não haver diferenças nos resultados.

Fonte: adaptado de http://www.bebaleite.com.br/