Pular para o conteúdo principal

Alta gastronomia

A alta gastronomia é  feita de forma criteriosa, com produtos selecionados, frescos e da melhor qualidade, perfeitamente preparada e artisticamente apresentada. Essa cozinha pressupõe um profundo conhecimento dos alimentos, da combinação de sabores, textura e cores. A boa culinária respeita e valoriza os alimentos.

No dia a dia é possível fazer pratos da alta gastronomia desde que você respeite alguns dos princípios básicos da própria gastronomia em si, como a combinação de bons produtos, combinação de sabores que realcem o alimento e, sobretudo, o tempo de preparo de cada etapa do prato, com amor.

Cozinhar exige dedicação, paciência e disciplina. Exige o gosto e a entrega em cada preparação. Na cozinha é preciso ter calma, porém rapidez na hora certa de retirar a comida do fogo.

Experimente fazer calmamente um purê, sem mexer as batatas demasiadamente para que não fique tudo elástico. Tente cozinhar as vagens deixando-as crocantes e em seguida, mergulhá-las numa bacia de água gelada assim que tirar do fogo para que fixem a clorofila e fiquem verdes e brilhantes. Faça um bife mal-passado colocando um pouco de sal imediatamente antes ou logo depois da fritura.

Agora sinta a diferença, faça uma bela apresentação em pratos individuais com arte.