Pular para o conteúdo principal

Qual é a melhor tábua de corte?

É difícil escolher entre as clássicas, as mais bonitas e as mais saudáveis.

Eu gosto da madeira, utensílios de madeira são um charme, mas as clássicas tábuas de corte feitas em madeira não são as mais recomendadas para corte porque acumulam microorganismos vivos.

As mais bonitas são as de vidro, coloridas e estampadas. A minha enfeita o balcão cheia de limões verdes, uma graça, porém, embora seja muito saudável,  acaba com o fio de qualquer faca, além do risco de cortar as mãos, pois os alimentos tendem a escorregar no vidro.

As mais saudáveis são as mais baratas também. Feitas de politileno, possuem cores diversas e devem ser trocadas quando apresentam marcas e ranhuras de cortes. O ideal é utilizar uma tábua para os alimentos crus que serão cozidos e outra para alimentos prontos como pães, frutas frescas e queijos.

É recomendável lavar e enxaguar bem, após cada uso. Antes de guardar, você pode pulverizar com álcool,  água sanitária uma vez na semana, com vinagre branco ou esfregar limão, que é um ótimo bactericida.



O uso da tábua e de outros utensílios de polietileno é recomendado pela  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Vamos conferir nossas tábuas?