Pular para o conteúdo principal

Receitas antigas tiram manchas atuais?




Até as manchas mudaram nas últimas décadas em decorrência da mudança da composição química dos alimentos. Vemos por exemplo, que antes o chocolate era feito com leite e cacau e hoje é uma mistura complexa de conservantes e corantes. O mesmo acontece com a maioria dos produtos industrializados que consumimos.

Por isso, a cada momento a pesquisa em química busca inovações. Há pouco tempo, os pesquisadores chegaram à criação de alvejantes sem cloro e esses produtos estão em processo crescente no mercado.

Como uma pessoa interessada nos produtos de limpeza, tenho pesquisado alternativas domésticas como o uso do peróxido de oxigênio na lavagem de roupas brancas e o resultado tem sido bom.

Nas últimas semanas me rendi ao teste com Vanish poder O2 por ser um produto químico muito simples. Apresenta em sua composição a água oxigenada. Sim, o peróxido de hidrogênio, um produto utilizado como desinfetante, esterilizante e um dos melhores produtos para clareamento dos dentes e cabelos. Essa substância tem a vantagem de não estragar as roupas coloridas. Ele ataca diretamente as manchas, removendo-as sem causar danos ao tecido.

Esse produto funciona como a água oxigenada; é composto pelo Percarbonato de sódio, que ajuda a dissolver as manchas difíceis antes da lavagem. Por ser sólido, o Percarbonato de sódio além de ser usado nos produtos para remoção de manchas, passou a ser conhecido como “Peróxido de hidrogênio sólido”. Ele se decompõe gerando água, oxigênio e carbonato de sódio. O composto não possui somente a função do Peróxido de hidrogênio, apresenta também, a propriedade de se decompor em baixas temperaturas, gerando oxigênio e retirando diretamente as manchas. Ao se decompor, mesmo aumentando o pH da água, o Percarbonato de sódio não é nocivo ao meio ambiente, explica  Roberto Dalmo

Você utiliza algum desses novos produtos com peróxido de hidrogênio na lavagem de roupas?