Pular para o conteúdo principal

Como você guarda a escova de dentes?

Eu prefiro o bom armário do banheiro. Ele tem um espelho que funciona como porta e se confunde com dois espelhos grande laterais que foram colocados para ampliar o espaço. Ajuda na decoração já que o banheiro funciona também como lavabo e é dividido da parte do chuveiro com um box escuro que vai até o teto, mas esse é assunto para outro post.

Créditos

Nesse armário do banheiro há um porta escovas e cada um guarda a sua lá, além da pasta de dente comunitária, enxaguatório individual, creme de barbear dos homens e um creminho meu. Só isso. Os demais itens do banheiro ficam no armário de baixo que guarda desde sabonetes, shampoos e cremes, secador de cabelos, pentes, cotonetes, algodão, lenços perfumados, papel higiênico, pisos de toalhas para banho um cesto para roupas sujas e ainda um spay com álcool e uma caixinha com paninhos descartáveis.



Segundo especialistas no assunto, não há como reprovar a iniciativa da indústria que desenvolveu modelos de escovas de dentes que vêm acompanhadas e um estojo para proteger as cerdas, pois esse estojo é útil quando guardamos as escovas na bolsa, por exemplo, evitando o contato com dinheiro, carteiras, etc. Porém, no dia-a-dia, as escovas devem se mantidas em local seco, após a desinfecção com soluções desinfetantes. Alguns estudos comprovam que escovas dentais que permanecem fora do armário do banheiro podem ser infectadas por coliformes fecais, microorganismos causadores de doenças sérias. Isso ocorre porque permanecem no ar após a descarga com tampa aberta e podem depositar-se nas cerdas da escova de dentes sobre a pia do banheiro e proliferar. Para assegurar a limpeza após a desinfecção, as escovas devem ser guardadas no armário do banheiro.

Cuidados com a escova de dentes

  1. Lave as mãos antes de escovar os dentes
  2. Depois de usar a escova de dentes lave-a com água
  3. Bata no canto da pia, para retirar o excesso de água
  4. Pelo menos uma vez ao dia (à noite) borrife a área de cerdas com um antisséptico bucal.
  5. Guarde-a na vertical em um porta-escova  aberto que impeça o contato das cerdas de escovas diferentes e longe de fontes de contaminação.
  6. Se possível dentro do armário (eu deixo a porta entre-aberta no período da tarde para não abafar)
  7. Trocar a escova, por uma nova pelo menos a cada três meses
  8. Trocar de escova depois de um resfriado ou dor de garganta.
  9. Para estojos de bolsa e viagem a troca deve ser mais frequente e sempre que possível, higienizar a escova, como recomendado acima e quando chegar ao destino tirar a escova do estojo. Higienizar novamente a escova e o estojo enxugar bem o estojo com papel.


Fontes de consulta: www.ddc2.com.br; www.cristofoli.com