Pular para o conteúdo principal

Cheiros que se desmancham no ar

Você pode estar concentrado, lendo este post, e nem reparar nos cheiros que se desmancham no ar à sua volta. Mas, se você inspirar profundamente, vai sentir o perfume das flores do vaso sobre a mesa, o cheiro da tinta no papel ou o bolo assando no forno da cozinha. O que você estará percebendo, de fato, é o efeito das moléculas odoríferas que invadem uma pequena região, bem atrás do nariz, entre as sobrancelhas – o epitélio olfativo. 


Poucas pessoas conseguem verbalizar as informações olfativas. Descrever o conteúdo de um frasco de perfume por exemplo, é muito difícil, um trabalho que só profissionais especializados e exaustivamente treinados conseguem executar (continue lendo..

Ashen Lady's escreveu em seu blog "Estava sentindo um cheiro estranho no prédio onde trabalho. Descobri que vinha do senhor pedreiro/pintor que está reformando a sala ao lado. Fazia tempo que não sentia cheiro de lagarta. Não que eu tenha um dia dado uma cafungada numa mas tenho certeza que o cheiro seria esse. Barata e formiga também têm um cheiro específico cada uma, mas não sei explicar como eu sei disso. É parecido com eu ter certeza de que a cor verde é cheirosa e a amarela é enjoativa ou quando a casa está com cheiro de verão... (continue lendo aqui).

Amei o post da Ashen e isso me fez lembrar que eu sinto muitos cheiros estranhos também, não a esse ponto do cheiro de lagarta. Mas alguns desses eu sinto. Sinto por exemplo, cheiro de algumas doenças. Quando fui mãe pela primeira vez, falei ao pediatra - ele está com cheiro de febre – não deu outra, estava com infecção urinária. Tive um professor na faculdade que tinha o cheiro da minha avó, um cheiro adocicado – dito e feito, teve grandes complicações com o diabetes. Sinto esses cheiros de vez em quando.
Estranho...

Tenho uma amiga que gosta do cheiro de livros e os identifica com quem os leu! Muito interessante! Foto 
Você conhece alguém com alguma dessas características?