Pular para o conteúdo principal

Como ser criativa?

Criatividade é um processo

O tema é válido não somente na empresa mas na vida cotidiana em todos os sentidos, até no ambiente familiar e em nossa casa. Então vamos pensar um pouco sobre isso. Você é criativa?

A única diferença entre as pessoas criativas e as que não são é a convicção. Todos nascem criativos. Pessoas criativas acreditam que são e agem e se comportam como pessoas criativas. Quando acreditamos na nossa natureza criativa criamos meios, processos e ferramentas para cultivar esse potencial.

O ponto fundamental é o questionamento, perguntar o por que só pode ser assim? Questionar o que existe e buscar soluções. Criar é sinônimo de arriscar e por isso é preciso ter paixão, gostar do que se faz.





Veja  alguns pontos importantes para desenvolver sua criatividade e potencializar seu lado criativo:

  1. Abrace o seu talento – só você pode reconhecê-lo, acredite nele!
  2. Não colha opiniões sobre seu novo projeto, solicite somente colaboração. O feedback pressupõe julgamento e as pessoas julgam baseadas na sua subjetividade e no seu passado.
  3. Pense que ideias são possibilidades e gere muitas possibilidades antes de se decidir por um único caminho.
  4. Não pare na primeira ideia; sempre existe algo melhor que pode ser acrescentado ou mudado.
  5. Confie no seu instinto. Não existe fracasso e sim aprendizado.
Competências de descobertas para inovação

Questionar, perguntar, possibilidade de olhar com novas perspectivas, qual é o seu coeficiente de perguntas e respostas. Treinar nossa mente, por que funciona?
Observar qual é a necessidade - ir in loco, entender qual é a tarefa que não está sendo realizada, ter olhos aguçados.
Conectar, buscar perspectivas diferentes, como as pessoas veem o meu assunto, buscar novas fontes de informação. Pessoas de outras áreas precisam ser consultadas.
Experimentar, desmontar, remontar objetos, consertar objetos quebrados, tentativa e erro, aprender com os erros.
Pensamento associativo - nosso cérebro faz conexões diferentes entre os quatro anteriores, ou seja, associada ao conhecimentos anterior que cada um possui.

Créditos da foto