Pular para o conteúdo principal

Eu odeio cesto de lixo! Como você faz?

Lixo dentro de casa é terrível! Quem mora em apartamento sabe como é fácil eliminar o lixo sempre que for preciso. Geralmente, os prédios possuem ambientes apropriados para depósito do lixo reciclável e orgânico.

Em casa só temos um cesto de lixo que fica discretamente, no cantinho entre a geladeira e a parede da cozinha, atrás da porta de saída da cozinha.





Ali temos uma lixeira pequena de 5 litros, com tampa para lixo orgânico e uma sacolinha pendurada aberta para lixos recicláveis (secos). Cada vez que a sacola fica cheia, alguém amarra a boca e coloca outra sacolinha aberta. Todo lixo da casa é descartado aí. Descemos o lixo uma vez ao dia, as vezes, duas.

A lixeira de orgânicos é sem dúvida, a mais importante pois é aberta milhares de vezes, quando estamos na cozinha. O ideal é que durante o processo de preparo dos alimentos, se acomode o lixo em um único lugar sobre a pia para jogar tudo de uma vez na lixeira, geralmente, utilizo uma das embalagens que vou descartar depois. Dessa forma evita-se respingos no chão e mesmo fora da lixeira. A lixeira de orgânicos não pode ser grande para evitar que o lixo se acumule na cozinha de um dia para outro.

Um costume muito comum nas casas brasileiras, é a utilização de lixeirinhas em cima da pia, no entanto,  seu uso não é recomendado devido a proliferação de bactérias.

Não usamos cesto de lixo no banheiro. Guardo as sacolinhas pequenas em um recipiente no armário sob a pia do banheiro. Quando há necessidade, utiliza-se uma sacolinha e leva-se diretamente ao destino (orgânico ou reciclável). Papel higiênico é descartados no vaso sanitário.

Cesto de lixo no banheiro é terrível. Se você precisar utilizar no banheiro, evite cesto aberto e não deixe lixo acumulado.  As lixeiras pequenas, ou médias - em torno de três a cinco litros, são as mais recomendadas para o banheiro, porque evitam a proliferação de bactérias e de odores. É necessário que a troca do saco de lixo seja frequente e o recipiente bem lavado e seco antes da colocação do próximo lixo. 

Não temos lixeira no home office. Quando há algo a descartar, aproveita-se para caminhar um pouco ao levar o lixo no lugar certo. Quando há previsão de descartar muitos papéis, leva-se uma sacolinha para o ambiente. Dessa forma, evita-se esquecer um papel de bala ou de chocolate junto com outros papéis no lixo e atrair algum inseto.


Observação para quem utiliza as sacolas de supermercados para descarte do lixo:
Eduardo Van Roost, diretor da RES Brasil, empresa especializada em embalagens naturalmente descartáveis, a adesão de diversas empresas aos plásticos oxibiodegradáveis se explica pelos testes e laudos que atestam a degradação e não eco-toxicidade do produto, além do baixo custo e da possibilidade de ser reciclável juntamente com os plásticos convencionais. “O mercado e a sociedade atual exigem que as empresas tenham preocupação com a sustentabilidade, ou seja, com as gerações futuras. Isso já não é mais uma tendência de mercado ou um diferencial, é uma exigência”, diz Van Roost.
Fonte: http://www.ressoar.org.br