Pular para o conteúdo principal

A bagagem de mão

Estas são as minhas dicas para quem vai viajar e está se perguntando qual é a importância de levar uma frasqueira, como bagagem de mão. 

Digo que é fundamental por dois motivos. Primeiro porque se acopla a alça da mala e fica fácil transportar. Segundo porque os líquidos não se derramam dentro da mala ou da bolsa, e dá até para colocar uma troca de roupa caso a mala não chegue ao destino junto comigo. A bagagem de mão é pesada, queiramos ou não, muitas coisas precisam ser levadas na mão, além da bolsa.



Geralmente levo a frasqueira e despacho a mala, embora minha mala seja pequena, a frasqueira é acoplada a alça da mala, quando vou embarcar, e para desembarcar no local de destino final facilita muito o deslocamento.

Em voos domésticos podem ser levados dois tipos de bagagens. A bagagem de mão com no máximo 5 quilos, que é carregada comigo no avião e minha bolsa. A bolsa fica comigo e a frasqueira é colocada no compartimento superior. Nelas são colocados objetos de valor e remédios; os documentos, os cartões e o dinheiro, carteira, celular e o tablet. 

Os frascos com líquidos, shampoo, condicionador, creme, sabonete liquido, base e perfume, podem ter até 100 ml. Levo ainda um casaco, porque a temperatura no avião geralmente fica abaixo de 19°C. Um lenço ou um echarpe me acompanham, poderão ser necessários em alguma conexão, ou quando chegar ao destino.

Por medidas de segurança, não entram na bagagem de mão objetos cortantes como alicate, tesoura de unha, canivete ou tesoura. Produtos inflamáveis como acetona e spray, também não entram.

Cada passageiro, inclusive as crianças, tem direito a levar uma mala grande que será despachada no momento do check-in. Esta deve ter no máximo 23 quilos. Se houver excesso, será cobrada uma taxa extra. Identifico sempre minha bagagem com uma fita para não confundi-la com a de outra pessoa na hora da retirada.  Também coloco um cadeado para proteger os pertences.

A dica mais fundamental: pense no conforto, mas deixe um espaço para as eventuais compras que fará.