Pular para o conteúdo principal

Como congelar carnes e tempo de validade no freezer

As dúvidas quanto ao processo de congelamento de carnes ainda são grandes. Principalmente quando se pensa na segurança, na manutenção do frescor e na qualidade do alimento congelado. Para minimizar as dúvidas, fiz uma pesquisa e anotei alguns pontos importantes que vão facilitar nossa vida em casa, confira.


Recomendações básicas para o congelamento das carnes cruas
  1. Não lave a carne.
  2. Congele em porções necessárias para cada refeição.
  3. Não tempere porque o congelamento além de acentuar alguns temperos, faz com que a carne temperada escureça e mude de gosto.
Como congelar carnes preparadas

Bifes - Sem tempero, separados uns dos outros com plásticos, papel vegetal ou papel alumínio - Duração no freezer: até 3 meses. Descongelar embalado na geladeira antes de levar ao fogo.

Bifes à milanesa - Empane a seu gosto, temperando suavemente. Embale separados uns dos outros com plástico, papel vegetal ou papel alumínio. Duração no freezer até 2 meses. Para usar, levar direto do freezer ao fogo.

Carne moída - Congele em porções de no máximo 500 gramas. Duração no freezer até 2 meses.

Almôndegas - Tempere suavemente. Enrole-as e arrume-as numa bandeja forrada com plástico. Leve ao freezer para endurecer. Depois retire e embale em saco plástico ou potes a seu gosto. 

Tempo de validade das carnes frescas no freezer

Boi - 8 a 12 meses
Vitela  - 4 meses
Porco - 4 a 6 meses
Carneiro e cabrito  - 7 a 12 meses
Coelho  - 6 a 8 meses