Pular para o conteúdo principal

Cozinha é lugar para crianças?

Eu acho que cozinha é eventualmente, um lugar para crianças. Elas podem ajudar na cozinha e participar das preparações que fazemos, desde que haja a supervisão. Podem acompanhar o trabalho de perto, colaborar para enxugar e guardar a louça, organizar a pia, preparar a mise en place, colocar e retirar a mesa e até mesmo, participar de alguma preparação mais elaborada.
Permitir e incentivar a participação da criança no preparo das refeições familiares é uma maneira divertida de transmitir ensinamentos sobre uma boa alimentação. As crianças se sentem orgulhosas quando colaboram na preparação de um prato e esta pode ser uma boa oportunidade de colocá-las em contato com alimentos nutritivos.




Mas, para poder realizar essa atividade sem que a criança corra riscos de acidentes, é bom cuidar da segurança.
  • Não deixe a criança sozinha na cozinha, supervisione.
  • Seja paciente porque as crianças cometerão erros.
  • As crianças devem ficar longe de objetos cortantes, pontiagudos e do fogo.
  • Devem usar roupas justas e sem mangas para evitar que peguem fogo ou se sujem demais.
  • Os banquinhos precisam ser estáveis para que possam subir e alcançar o balcão no qual irão preparar o prato.
  • Os cabos das panelas devem ficar virados para a parte de dentro do fogão, para evitar acidentes.
O que você acha da participação eventual de suas crianças na cozinha? Os meus brincavam de vez em quando criando carinhas na pizza, fazendo cookies, panquecas ou alguma sobremesa bonita. Hoje, quando é preciso, se viram bem na cozinha. Outra questão positiva desse aprendizado está na escolha saudável de alimentos quando estão fora de casa. São muito mais exigentes na hora de escolher um cardápio em um restaurante ou mesmo em um self service.