Pular para o conteúdo principal

Como limpar o porcelanato da cozinha e da lavanderia?

Sempre fica a dúvida sobre o piso manchado e grudento. As pessoas perguntam sobre o que fazer quando limpam o piso com produtos caros, seguem as orientações do rótulo e o piso ainda fica grudento e manchado. Isto já aconteceu com você? 


Comigo aconteceu algumas vezes, até que descobri que a falta de enxague deixa o piso opaco e sem brilho. Não adianta passar o produto e pensar que ele por si mesmo é capaz de agir sozinho, doce ilusão. É preciso enxaguar bem e retirar todo o produto, até sair água limpinha, para que o porcelanato volte a brilhar como um vidro ou uma porcelana, sem resíduo algum. Aí sim, você pode pisar que não gruda.

Para limpar porcelanato não é preciso nenhum produto especial, basta diluir uma colher de detergente neutro em um balde de água, a proporção depende do tamanho da cozinha e do nível de gordura em que ela se encontra. Eu gosto de usar uma vassoura de pelo macio quando lavo minha cozinha e área de serviço, inclusive os azulejos. Depois tiro o excesso com o rodo e jogo água limpa para enxaguar. Não há outra forma de lavar, se não enxaguar com água limpa e depois secar com pano. E não pode deixar secar sem enxugar com pano seco pois até a água pode deixar marcas.

O mop é um bom acessório para ajudar no processo de secagem eu utilizo eventualmente, embora utilize mais o rodo com o pano, quando estou com luvas descartáveis. O produto para limpeza de porcelanato, recomendado por fabricantes é o detergente neutro de cozinha, diluído em água e eventualmente o CIF, Veja Cloro Ativo, ou Assolan Saponáceo Cremoso para limpezas mais pesadas sempre diluídos em água e aplicados com um pano macio, com uma bucha ou escova macia nas áreas mais sujas.

Estes são produtos que utilizo com frequência em minha casa. Você têm alguma dica especial?

Créditos da foto