Pular para o conteúdo principal

Planejando e anotando tudo

Por que é importante anotar tudo em um único lugar? Têm pessoas que pegam um papel qualquer para anotar um recado e depois nem se lembram o porquê  daquela anotação. Sem contar quando a letra não ajuda muito, este é o meu caso. Talvez seja por isso que gosto de anotar tudo em um único lugar, tudo o que me vem à cabeça, seja onde for, desde apontamentos, projetos, listas de compras, lembretes, ideias e rabiscos.


Entre as vantagens de ter um único lugar para anotar tudo, estão: evitar que papéis soltos sejam perdidos na bolsa ou em algum lugar da casa, da mesa, do carro ou do escritório. Meu caderno/agenda anda comigo. Não preciso de tomada por perto para carregar a bateria e nem corro o risco de pegar um vírus qualquer e perder tudo.

Continuo procurando o modelo ideal, ainda não encontrei, mas acredito que estou bem perto de encontrar o que preciso. Gosto de escrever a mão, posso rabiscar a vontade e os rabiscos sempre me lembram alguma coisa que pensei na hora. No meu caderno é muito fácil encontrar o que quero porque tenho uma fita para marcar a lista de compras, a data de hoje e o planejamento mensal, exatamente onde devo abrir. Isso facilita muito minha vida.

Mantenho as seguintes divisões - lembrar, fazer e comprar. Se você gostou da proposta,  confira como pode ser feito:

Lembrar (mensal)
Elabore uma lista única das coisas que você precisa lembrar, como por exemplo, cumprimentar alguém pelo aniversário, passar no supermercado, pagar uma fatura, ligar para aquela pessoa, ler um texto, comprar meias, falar com o filho, dar um recado. Eu tenho que anotar tudo, se não esqueço a metade das coisas que tenho que fazer durante o dia. Isto vai para uma lista única numerada, em uma página. Você pode fazer no bloco de notas do seu celular que é bem prático, eu ainda prefiro escrever à mão. Minha lista é única e fica separada nas páginas que reservo para o inicio do mês. A medida que faço, risco e as que sobram, passo para o mês seguinte.

Fazer (diário)
Não fique estressada pensando em todo o trabalho que você precisa fazer. Simplesmente faça o melhor que puder hoje, uma coisa de cada vez, estabelecendo prioridades. Tenha objetivos realistas, fáceis de realizar e tudo será mais fácil. Anote tudo o que você pode fazer no dia de hoje. São duas ou três coisas até cinco coisas. O resto a gente faz por rotina. Ninguém precisa ser um primor em organização. Fazer o mínimo, na maioria das vezes, é o suficiente. Organizar a sala é chato, difícil e demorado. Organizar o aparador, no entanto, parece mais fácil. Comece por aí e faça um pouco hoje. Procure não piorar a bagunça. Torne o hábito da organização uma parte da sua rotina diária. Não importa o caos que esteja seu escritório, seu quarto, sua mesa, seu carro ou sua sala. Não deixe pior do que está.

Comprar (planejamento) - Uso um bloco autoadesivo que funciona bem na hora das compras. Colo  a lista no carrinho do supermercado e me facilita a vida
Tenha em mãos uma lista de compras. Anote tudo o que precisa comprar a medida que lembrar, assim quando chegar às compras não vai ficar perdida tentando lembrar se tem açúcar em casa, se comprou sabonete ou outro item de primeira necessidade. Já aconteceu com você, passar na farmácia ver uma promoção e comprar achando que está fazendo um ótimo negócio e quando chega em casa a prateleira está cheia desse produto e precisava mesmo de outro?

Créditos da foto