Pular para o conteúdo principal

Gestos cuidadosos

A resenha de hoje é de um livro da Constanza Pascolato cujo título é O Essencial - o que você precisa saber para viver com mais estilo. Ele foi publicado em 1999, mas continua muito atual porque, estilo não entra ou sai de moda. A gente tem ou não tem, diz ela nesse livro muito gostoso de ler.

Destaquei  um pequeno texto, de seu livro de mais de 200 páginas, sobre os gestos que fazemos para nos expressar e que muitas vezes, sem perceber eles comunicam muito mais que palavras. 


O gesto consciente fica mais suave 

Constanza lembra que é possível ter delicadeza sem perder na eficiência da mensagem. Confira algumas de suas dicas:
  • Experimente fazer os gestos cotidianos como atender o telefone, escovar os dentes, cortar o pão, levar a xícara de café à boca, sentar-se ou levantar-se com mais cuidado. 
  • Tente falar sem se expressar com muitos gestos.
É uma delícia quando a gente começa a pensar no assunto e incorpora o gesto ao estilo. A conscientização do gesto o torna mais íntimo, como se a gente o domesticasse e o fizesse amigo de nosso estilo.

Pode ser um horror também - quando a gente se dá conta da imensidão de erros do corpo. Da mão que parece meio fora do controle e nunca sabe onde se colocar, ou está sempre roubando o espaço alheio, do braço que esbarra em tudo, e é rápido demais, ou flácido, sem alegria.

Gestos revelam serenidade, petulância, inseguranças de todos os matizes. São eloquentes. Os gestos que a gente faz sem saber ou ver, são vistos pelos outros. Embora não seja novo, traz muitas dicas  bacanas. Você gosta de dicas de estilo? 


Comentários