Pular para o conteúdo principal

Um novo projeto de limpeza de casa

O projeto se baseia no chamado Princípio de Pareto 80/20 que pode ser aplicado à maioria das pessoas. Ele nos ajuda a compreender que o tempo é um recurso não aproveitado adequadamente e por isso, estamos sempre correndo. 

Com base neste princípio, é possível afirmar que existe um forte desequilíbrio entre ações e objetivos alcançados. Ou seja, uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados, em contrapartida, a maior parte das ações leva a menor parte dos resultados. Confira alguns exemplos que ilustram o Princípio de Pareto: 

80% dos usuários de computador usam apenas 20% dos recursos disponíveis; 
80% do tempo usamos 20% de nossas roupas;
80% das pessoas preferem 20% dos sabores ou cores disponíveis;
80% dos resultados pessoais são obtidos com 20% de investimento persistente ao longo do tempo. 

Os resultados que obtemos e os objetivos que alcançamos, estão relacionadas única e exclusivamente às nossas ações. Temos muitos sonhos e gostaríamos de transformá-los em realidade, mas para isto é preciso muito trabalho, esforço e dedicação, e neste sentido conhecer o Princípio de Pareto pode ser muito valioso. Então vamos a luta! 

Identifique o seu objetivo
Pare um momento! Identifique claramente e escreva quais são os seus objetivos. Aqui não cabe questionar se os seus objetivos são corretos ou não. Você quer se realizar profissionalmente? Estar bem financeiramente? Ser um profissional respeitado e admirado? Trabalhar para um mundo mais humano e solidário? Ter sua casa organizada? 

Para a concretização de seus objetivos você necessitará de tempo disponível, então uma forma de utilizá-lo a seu favor é começar sabendo para onde vai. Ninguém é capaz de atingir seus objetivos se não for capaz de visualizá-los claramente e identificar as ações necessárias, afinal não adianta ter pressa se você estiver no caminho errado. E você somente saberá se está no caminho correto se souber para onde está indo. 

Elabore uma lista de prioridades diárias
Elaborar uma lista com as prioridades para o dia seguinte, ajuda a começar o dia focado naquilo que precisa de mais atenção e agilidade. Reservar alguns minutos no final do dia para revisar tais ações fecharia com chave de ouro um dia considerado produtivo.

Mantenha-se no foco
A lição do Princípio de Pareto é que se mantenha o foco nos 20% que realmente importam.  Ou seja, um quinto do tempo de um dia de trabalho, deve ser voltado para as tarefas mais relevantes. Provavelmente você irá produzir quatro quintos dos resultados. 

Muitas pessoas vivem em meio a pilhas de revistas antigas, utensílios que já não funcionam e roupas que já não nos servem ou não combinam com nosso estilo. Livre-se delas e você irá se livrar de culpas por não usar mais aquelas roupas caras, aqueles sapatos, aquelas revistas, aquelas bijus lindas, totalmente fora de seu estilo, aqueles livros caros, aquela coleção de fitas de vídeo que você nem abriu. Elimine cerca de 80% de seus pertences e você eliminará a mesma quantidade de sua culpa.



Desafio
Enquanto você reflete sobre o assunto, vamos pensar no seu guarda-roupa pelo lado prático. Experimente contar quantas peças você tem. Divida por cinco e verifique que quatro partes (80%) delas ficam penduradas ou guardadas praticamente o ano todo, enquanto geralmente, você usa apenas 20% das roupas que tem. Calçados a mesma coisa, livros, revistas e CDs, materiais de artesanato, materiais de escritório, nem se fala. Escolha um ambiente para começar e seja implacável e persistente. Analise cada item respondendo há apenas duas perguntas: útil ou bonito? Se algum dos objetos não se adequar a esses critérios coloque-o na lixeira. Se você não usou, não vestiu, não pensou neste objeto em um ano, você realmente precisa daquele item?

Boa parte desta seleção irá para doação, tenha certeza, porque apesar de bonito, não é mais útil pra você. Bem que a gente podia aproveitar melhor o tempo e partir para a reorganização de nossas prioridades diárias. Vamos tentar?

Créditos da foto

Planner - Agenda de Casa Ele pode ser o primeiro passo que você precisa para obter maior produtividade