Pular para o conteúdo principal

Útil ou bonito, um bom começo para se livrar da bagunça

Escrevi sobre um critério fácil para separar objetos que temos em casa porque percebi que hoje, com a oferta de produtos de baixa qualidade temos muitos produtos bonitos mas inúteis.

São muitos, a começar pelas embalagens bonitas, que as vezes temos vontade de guardar só por sua beleza. Mas servem pra que mesmo? São vidrinhos, caixinhas, potinhos, fitinhas, papeizinhos, e tantas coisinhas sem utilidade alguma. Eu mesma tenho muitas coisas que só em pensar o que fazer com tudo dá tristeza. Mas serve pra que mesmo?  Aqui tenho alguns novelos me aguardando para fazer mais mops pra minha casa gosto muito de fazer os meus. Também tenho umas caixinhas que guardo algumas "coisinhas"


A forma mais prática para evitar o caos em casa quando se têm muitas "coisinhas" dessas é começar pela fase de contemplação. Independentemente do cômodo de sua casa em que você está neste momento, comece a olhar em volta e a separar mentalmente os objetos que vê, classificando-os com o olhar.

  • Útil e Bonito realmente preciso desse objeto - mantenha
  • Bonito não tenho ligação com esse item e não preciso dele, não serve, não uso - descarte
  • Não gosto desse item porque não funciona bem, mas tenho necessidade - anote em sua lista de compras futuras.
  • Não me sinto segura com relação a esse item e não sei se preciso dele, coloque na pilha do "talvez".

Quando você começa a ver cada um dos itens em que você toca como parte de um desses grupos, fica mais fácil chegar ao ponto de se livrar de coisas inúteis. 

Esta prática também poderá ajudar durante as compras, você deixará de vir para casa com produtos de cuja utilidade não tenha tanta certeza.