Pular para o conteúdo principal

7 dicas para quem trabalha em casa

Trabalhar em casa é um sonho para muitas pessoas, pois aparentemente, parece ser bem mais vantajoso. Quem não gostaria de evitar o trânsito e o transporte público, ter mais tempo para si e para a família e ainda ter um horário de trabalho flexível? Tudo isso certamente é compensador se você souber organizar sua rotina. Confira as dicas.


1. Tenha um ritual diário antes de iniciar seu trabalho. Geralmente temos uma rotina quando trabalhamos fora diariamente. Antes de sair de casa, você faz higiene pessoal, toma café, troca de roupa, etc. O trabalho em casa também exige o mesmo ritual. Essa rotina vai organizar seu dia  e acelerar sua produtividade. 

2.Comece o dia sempre na mesma hora. Começar o dia sempre na mesma hora vai ajudar na disciplina, levante pelo menos 1 hora antes de começar a trabalhar. Trabalhando em casa, é muito fácil se permitir acordar um pouco mais tarde. Quando você vê, já está totalmente fora do cronograma. Por isso, insista no horário.

3. As redes sociais para quem trabalha em casa. Se você não vive mais sem as redes sociais, você sabe que o Facebook, o Twitter, o Youtube, o Instagram e as notícias do dia vão tomar seu tempo ainda mais do que tomam quando você tem um chefe. Por isso, comece a trabalhar meia hora antes, além de prover um aquecimento para o cérebro,  ajuda a preparar um plano para o dia. Se você achar necessário, bloqueie as redes enquanto você estiver trabalhando.

4. Planejamento é tudo, tenha uma agenda. Você vai precisar de uma agenda separando em blocos o que você vai fazer ao longo do dia e da semana - e o ideal é você permanecer fiel a ela. A flexibilidade é tentadora, mas você pode inclusive planejá-la dentro dessa agenda. A Agenda de Casa 2018 tem essa proposta e ajuda muito.

5. Prepare um escritório em casa. Crie um espaço dedicado ao seu trabalho dentro da sua casa. É preciso que ele seja silencioso, organizado e tenha tudo que você precisa: um telefone, decoração que seja a sua cara, uma impressora, canetas, papéis e outros apetrechos. Faça desse espaço o seu espaço. Defina limites para as outras pessoas na casa, crianças e até animais de estimação. Pode parecer besteira, mas as interrupções acumulam e afetam sua produtividade mais do que você imagina. Além disso, existe uma resistência por parte de algumas pessoas de aceitar que, mesmo em casa, seu trabalho é tão sério quanto qualquer outro. Por isso, é importante determinar esse tipo de limite. 

6. Execute as tarefas mais chatas e complicadas na parte da manhã. Para mim, funciona bem, é o melhor jeito de ter um dia produtivo. Geralmente a tarde é sempre mais devagar, a internet e o mundo oferecem mais distrações. Minimize suas chances de perder o foco e a disciplina.

7. Tenha um horário de fim do dia. A disciplina e o planejamento servem na hora de terminar o trabalho, também. Em casa, por incrível que pareça, é mais fácil trabalhar até tarde. Às vezes você realmente vai precisar esticar as horas. Mas, uma boa dica é também estabelecer uma regra nesse sentido e segui-la à risca.

 Créditos da foto