Pular para o conteúdo principal

Teste da mala em busca de estilo e praticidade para seu guarda roupa

Se você tivesse que fazer as malas para sair imediatamente para uma viagem de 30 dias para uma cidade muito parecida com a que você vive, o que você levaria?
Verifique as roupas que tem no armário e separe. O que sobrou? Por que não levaria?
Estes dias pensando sobre isto,  percebi que geralmente, nossos guarda roupas acumulam muitas coisas com valor sentimental, mas que não nos servem porque estão velhas, desbotadas, rasgadas, fora de moda ou são roupas que só entravam quando a gente estava com dez quilos a menos.
Após o exercício, curta como é bom olhar o guarda roupa e ver que tudo que está ali agora serve!

Otimize seu  guarda roupa para facilitar a vida no dia a dia

O ideal é não  ter muitas roupas, mas é importante que a maioria das peças sejam coordenáveis. Alguns especialistas chamam esse tipo de organização  de  “capsule wardrobe” ou seja  guarda roupa em cápsulas, que nada mais é do que várias peças coordenáveis entre si dentro do guarda roupa.  Veja como montar um guarda roupa prático:
  1. Escolha a cor predominante e encontre outras cores que combinem com a cor principal. Eu prefiro o preto, verde militar, marinho, branco e vermelho.
  2. Compre peças básicas de qualidade. Tecido e corte impecáveis devem ser levados em conta, mesmo que se pague um pouco a mais por isso. Invista em peças que combinem com seu estilo. Invista nos acessórios porque eles farão o diferencial ao look.
  3. Escolha tecidos e estilos que sejam tecidos coordenáveis. Não repita peças num mesmo grupo como por exemplo, duas calças pretas de corte reto, ou duas pantalonas, ou duas calças jeans pretas. 
  4. Organize os grupos com as possibilidades de peças combinadas. Monte grupos “combináveis” entre si com 5 a 12 peças. Exemplo, 2 calças e 3 camisas ou 5 partes de baixo: 3 calças, 2 saias e 7 partes de cima entre camisas, tops, blusas. Lembre-se que a maioria das peças deve ser a parte de cima. Com estas peças você tem opções para coordenar as roupas por mais de um mês.
  5. Fuja do óbvio tenha seu estilo. Sapatos pretos são ótimos, mas sapatos vinho, verde militar ou nudes são excelentes.

Use as mesmas peças para trabalhar e passear, mude apenas a composição
Se seu estilo e seu ambiente de trabalho permitem, use as mesmas peças para trabalhar e passear, mude apenas a forma de coordenar. 

  1. Para o trabalho use jeans escuros com camisas de tecido. Para passear, use os jeans claros ou com modelagem mais justas. 
  2. Calça de linho com uma blusa de seda para trabalhar. Para passear, use uma camiseta de malha com a mesma calça de linho. 
  3. Calça estampada com uma blusa lisa para trabalhar e para passear use com sapatilha ou tênis. 
  4. Calça de alfaiatara com camisa para trabalhar e quando for passear, coordene com um cropped. 
  5. Acessórios menores e mais discretos nos looks de trabalho e os mais coloridos para passear. 
Quando as peças transitam entre as diferentes ocasiões, o guarda roupa rende muito mais!

Faça o teste com as roupas que você tem no guarda roupa
Monte cada possibilidade e fotografe. Guarde em um álbum inspiração para quando você achar que precisa comprar roupas porque não tem nada para vestir hoje!

Fonte do infográfico