Pular para o conteúdo principal

7 pontos em que o método de Mari Kondo tem a ver com Agenda de Casa

Organizar a casa é uma decisão pessoal. Ao organizar seus pertences, a pessoa reencontra seu foco e faz as pazes com ela mesma.Tem mais tempo para relaxar e curtir sua casa limpa e organizada! Uma casa em ordem torna a vida mais leve. Você ganha tempo, pois tudo que precisa está à mão, não precisa ficar procurando. Você tem mais tempo para se dedicar à atividades que dão mais prazer, além de trazer recompensas financeiras, pois evita o desperdício.
Destaquei sete pontos que considero o método proposto no livro A Mágica da Arrumação de Mari Kondo muito próximos do que desenvolvemos aqui na Agenda de Casa. Confira:



  1. Separe as coisas por categoria e ataque apenas uma delas: roupas, papéis, livros, ou outra, para ter uma noção global dos pertences e evitar o surgimento de novos focos de bagunça.
  2. O primeiro passo é descartar. Reúna todos os itens parecidos e faça uma limpeza sem dó. Geralmente, mais da metade das coisas que acumulamos é inútil.Descarte tudo que não traz alegria. Só vale a pena guardar aquilo que realmente for usado ou tem um valor sentimental de fato. 
  3. Deixe itens sentimentais por último. Ataque primeiro a bagunça mais volumosa.
  4. Dê visibilidade às coisas com a lógica de uma biblioteca, fazendo com que todos os pertences fiquem acessíveis e à vista.
  5. Evite a intromissão, a solidão é a melhor aliada na hora de arrumar a casa. Arrumar a casa é, em certa medida, um exercício de revisão interior. Faça com prazer.
  6. Não compre produtos especiais para organização antes de organizar tudo. Certamente você vai ganhar mais espaço para guardar seus pertences.
  7. No dia-a-dia, siga um ritual,  só relaxe depois de colocar cada coisa em seu devido lugar.
Leia também...