Pular para o conteúdo principal

5 dicas para sofisticar seu look, sem comprar nada!

O que fazer quando seu visual transmite uma mensagem de muita descontração, informalidade, ou até mesmo quando o look ficou com cara de roupa-de-ficar-em-casa? Trocar toda a roupa e perder um tempão, comprar novas peças na primeira oportunidade ou compor seu look com peças que você já tem no guarda roupa?


Com alguns conhecimentos de consultoria de estilo você não perde tempo nem e nem gasta seu dinheiro sem se programar. Veja os seguintes:

  • Use uma terceira peça.
  • Coloque um acessório metalizado.
  • Abuse do monocromático e acrescente colorido nos acessórios.
  • Deixe o ar passar entre a pele e a roupa e dê um caimento sem colar na pele.
  • Dê preferência para tecidos planos e estruturados.
Terceira peça -  Você pode considerar como terceira peça, tudo o que não é roupa essencial, ou seja, pode-se usar ou não. Por exemplo, blazer, cardigã, colete, casaco, uma camisa, um lenço e o que mais você puder acrescentar por cima do seu look básico. Vestiu uma calça e uma blusa “comuns”, sem graça, sem nada demais? Está de legging e camiseta? Coloque uma terceira peça, experimenta, veja como muda o look.
Metalizados - qualquer peça que tenha um metalizado como um detalhe num acessório, tipo bolsa, ou sapato, ou cinto, pode ser o próprio acessório, até mesmo uma peça de roupa. 
Poucas cores - se for usar cores, que sejam só duas. Quanto mais cores, mais informal e descontraído fica o look.  Você pode usar só cores neutras nas roupas e acrescentar colorido  nos acessórios. As cores neutras são ótimas para transmitir uma mensagem elegante, refinada: além do branco e preto, use também o bege, marrom, vinho, cinza, marinho, verde escuro. 
Caimento sem grudar na pele - sabe aquela roupa justa, marcando o corpo? Se você quer um visual sofisticado, evite-as. Prefira um caimento próximo ao corpo, mas sem grudar na pele. Soltinho, mas não largo. Deixando o ar passar entre a pele e a roupa.
Tecidos planos e estruturados - Tecidos planos (aqueles que não esticam), e estruturados (que tem formato próprio e não se moldam ao corpo) são ótimos para sofisticar o look. Um blazer, por exemplo, ou uma camisa de tecido plano já dão um look com cara de mais arrumado.
Com essas dicas você não precisa ter “roupa de trabalhar” ou “roupa de balada” ou “roupa de final de semana”: você mistura as peças e coordena de acordo com a ocasião. Aquela velha legging com camiseta de ficar em casa pode ir passear com uma blusinha mais delicada, o blazer de trabalhar pode proteger do friozinho da balada que você vai de short. Aí sua criatividade é o limite.

Qual desses truques você gosta mais?