Pular para o conteúdo principal

Menos é mais, no Princípio 80/20

Aplicar o Princípio de Pareto no dia a dia significa empreender uma mudança real na maneira de ver e viver a vida. 

O conceito de que 80% do que queremos é gerado por 20% do que fazemos, significa que somente uma pequena parte do que fazemos é importante de fato. O resto é desperdício. A melhor maneira de aplicar esse conceito à vida é fazer menos. 

Quando você se concentra nas poucas atividades que realmente são importantes como sua felicidade e a das pessoas que ama, o menos é mais.


Independente da renda mensal, sempre é possível economizar, investir e multiplicar dinheiro se você estiver menos preocupado com sua carreira e mais envolvido em desfrutar do trabalho. 

Poupar, mudar de emprego, trabalhar menos horas por dia, descansar mais, conviver mais com seus filhos, economizar com empregada doméstica, fazer orçamentos, não comprar por impulso, são algumas ideias do que é possível fazer para viver com menos. Quando conseguimos fazer um investimento razoável, este poderá sustentar nossa independência financeira. 

De acordo com o Princípio 80/20, uma minoria de causas conduz a uma maioria de resultados. Sendo assim, se você sabe que resultado quer, vai buscar um modo produtivo de chegar a ele.  A proporção 80/20 assegura que sempre existe um meio de atingir seu objetivo. Fazer mais com menos é possível, basta identificar os 20% (que quer) entre os 80% do que você faz e intensificar os esforços nesses 20%.

Se o conceito de mais com menos funciona para empresas e economias no mundo, como descobriu Pareto, porque não poderia funcionar na vida profissional das pessoas? Pode sim, se você investir sua energia vital naquilo que realmente importa.

Recomendação de leitura: A Revolução 80/20 - o Poder da Escolha, Koch, Richard.

Leia também...

Créditos da foto