Pular para o conteúdo principal

Quando os problemas financeiros aparecem


Quando os problemas financeiros surgem, a família pode se tornar um recurso sinérgico no qual todos ganham. Em nossa era especializada, reunir esforços para obter sucesso pode ser difícil, mas não, impossível.

S.R.Covey em seu livro  a Terceira Alternativa, retrata o caso de um casal em que tanto o marido quanto a mulher, perderam seus empregos. A mulher era contadora fiscal e o marido, vendedor de alimentos congelados. Eles tinham três filhos adolescentes. Em vez de ficarem em pé em filas de desempregados ou se desesperarem, decidiram, como uma família, criar algo em conjunto. 



Os filhos eram ágeis e fortes, a mulher entendia de finanças e o marido um bom vendedor. Eles viviam em uma região com grande quantidade de novos empreendimentos imobiliários e, então, abriram uma empresa de construção de cercas. O marido vendia, a mulher gerenciava o negócio e os filhos instalavam as cercas. Foi um sucesso absoluto. 

Embora as famílias não devam hesitar em receber a ajuda de que precisam em tempos difíceis, os desafios que enfrentam em conjunto podem ser uma enorme oportunidade para fortalecerem seus vínculos, capacitarem-se e criarem um novo futuro para si mesmas. 

Para muitos, a primeira alternativa é se acabar na procura por outro emprego no qual possa se encaixar. A segunda alternativa, mais uma vez para muitos, é desistir e se acomodar na posição de vítima permanente. 

A terceira alternativa seria  projetar  seu próprio trabalho, algo que você goste de fazer e que atenderia a uma necessidade real do mundo, e depois comercializá-lo. 

Pense na resiliência de uma família como essa, que com uma mentalidade aberta, criaram  em conjunto, uma nova alternativa.