Pular para o conteúdo principal

Rotina diária de Marie Kondo ao voltar do trabalho


Primeiro, abro a porta e anuncio para minha casa: “Cheguei!” 

Pego o par de sapatos que usei no dia anterior e deixei no hall, e digo: “Muito obrigada pelo trabalho árduo”, guardando-o no armário. Em seguida, descalço os sapatos que usei naquele dia e os coloco cuidadosamente no lugar onde estavam os de ontem. 
Sigo para a cozinha, ponho a chaleira no fogo e vou para o meu quarto. 
Deixo minha bolsa no tapete de pelo de carneiro e tiro as roupas que usei na rua. Coloco o blazer e o vestido num cabide, digo “Bom trabalho!” e os penduro provisoriamente na maçaneta do armário. Coloco a meia-calça no cesto de roupa suja, escolho uma roupa confortável e me visto.
Cumprimento a planta que está num vaso na janela e acaricio suas folhas. 
Minha tarefa seguinte é esvaziar o conteúdo da minha bolsa e guardar cada objeto em seu devido lugar. 
Primeiro, retiro todos os comprovantes de pagamento da carteira, depois guardo-a numa caixa perto da minha cama. 
O relógio de pulso fica numa caixinha antiga, e o colar e os brincos vão para a bandeja de acessórios ao lado dela. No final, digo para os meus acessórios: “Obrigada por tudo o que fizeram por mim hoje.” 
A seguir, volto ao hall e tiro da bolsa os livros e cadernos que carreguei durante o dia. 
Coloco a câmera digital que uso para trabalhar na prateleira, no local designado para os aparelhos eletrônicos. 
Na cozinha, preparo chá enquanto verifico os e-mails e jogo fora as correspondências inúteis. 
Volto para o meu quarto, ponho minha bolsa numa sacola protetora e a coloco na prateleira de cima do guarda-roupa, dizendo: “Você trabalhou bem, agora descanse.” 
Não se passam nem cinco minutos desde o momento em que entro em casa, mas tudo já está guardado. 
Então vou para a cozinha servir o chá e relaxar um pouco. 
Não fiz esta descrição para me gabar do meu belo estilo de vida, mas sim para demonstrar como é ter um local apropriado para tudo.
O relato foi extraído do livro a Mágica da Arrumação de Mari Kondo. Algumas coisas faço como ela, tipo tirar os sapatos, esvaziar a bolsa, trocar de roupas e guardar cada coisa em seu lugar antes de relaxar. Agora tomar chá faço somente no inverno. No verão tomo água mesmo.
Você guarda suas coisas assim que chega em casa, antes de relaxar?